Em 1994, há vinte anos, Itaquaquecetuba estava à beira do racionamento de água. A medida foi divulgada e depois aplicada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Na matéria publicada no Jornal de Itaquá (Tribuna de Itaquá), o assessor de imprensa enfatiza: "As pessoas precisam entender que o abastecimento depende das condições do clima ; se a população colocar isso na cabeça, os problemas serão amenizados". Uma solução simplista, que omite as responsabilidades do poder público no planejamento e gestão do sistema; em outras palavras, a culpa era do clima e da população.
Meses depois, Mário Covas foi eleito governador e Fernando Henrique Cardoso para a presidente (ambos do PSDB). Passados vinte anos, com o mesmo partido governando o estado, estamos enfrentando um novo racionamento, não oficializado pelo governador Geraldo Alckmin; talvez aguardando passar o segundo turno das eleições.
Uma curiosidade. O jornal era impresso numa tipografia, utilizando tipos móveis, aqueles inventados por Gutemberg, para a montagem de cada página; no último parágrafo foi trocada a ordem das linhas.
Cláudio Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário