domingo, 22 de junho de 2014

Rua Capitão José Leite (1945)


 Fotografia da Rua Capitão José Leite, publicada em 1945 por Aroldo de Azevedo na tese “Os Subúrbios Orientais de São Paulo”, a cadeira de Geografia do Brasil da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP; na qual o sexto capítulo foi intitulado “A região de Itaquaquecetuba e Poá”. Um estudo pioneiro estudo sobre a região.Na legenda da foto o autor escreveu: “a principal rua de Itaquaquecetuba, onde concentra-se o comércio”.

Nesta época, Itaquaquecetuba era distrito de Mogi das Cruzes. Até 1909, a rua era chamada Rua do Quartel, quando foi renomeada Rua Capitão José Leite, em homenagem a um importante proprietário e chefe político local, através de lei aprovada pelos vereadores de Mogi das Cruzes.
Nota publicada no Estadão em 29/09/1909
No lado direito da fotografia está o imóvel que faz esquina com a Praça Padre João Álvares, outrora funcionou ali o “Armazém de Nossa Senhora da Ajuda – Secos e Molhados”, e em época recente foi a Lanchonete Gato Preto, hoje é uma loja de artigos para surf. No lado esquerdo é possível ler “Bar e Café São Paulo”, ao lado de um armazém maior de propriedade da família Deliberato.

Aroldo de Azevedo descreveu o que viu: “Hoje [1945], quando se percorre Itaquaquecetuba, tem-se a sensação exata de estar em uma dessas pequeninas cidades de nosso interior. A velha matriz de Nossa Senhora da Ajuda, por diversas vezes reformada, ergue-se num dos ângulos do pequenino largo arborizado, no alto da colina, olhando para a várzea do Tietê. Dêle sai a rua em que se concentra o comércio, de modestas proporções. Para os lados, mais duas ou três ruas. E é só.

O geógrafo Aroldo de Azevedo possuiu um sítio na Estrada do Corredor. O original da tese, datilografado e com anotações à mão, esteve por vários anos exposto no Museu Municipal, sendo do acervo do Sr. Ângelo Guglielmo; pessoa de vasta cultura, que tivemos o prazer de conversar e consultar o acervo.

Um comentário:

  1. Prezado Carlos, esta vai para seu conhecimento, minha Vó Etelvina Barbosa de Camargo, nascida em Itaquaquecetuba estará completando 102 anos no próximo sábado, seu genro era o Capitão José Leite, titulo concedido por Getúlio Vargas onde segundo seu relato conheceu Getúlio Vargas na residência do Capitão. Seu irmão foi Presidente da Câmara Vereador José Barbosa (Zé Capiau) caçava junto com o Jaimão. Uma abraço Evandro

    ResponderExcluir